segunda-feira, 29 de abril de 2013

Dia da Dança

A UNESCO escolheu o 29 de abril para Dia Mundial da Dança por ser a data de nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre, criador do balé moderno.

Mas nem só o balé traz benefícios. Mover o corpo, seja com dança de salão, forró ou o bom e velho samba, é um excelente exercício para qualquer idade. Se você foge da academia e não pode nem ouvir falar em musculação, mexa-se de uma forma diferente. Movimentos ímpares e carregados de emoção fazem bem para o corpo e para a mente.

Podemos perceber pelo ritmo, que a dança varia de culturas para cultura, mas também pelos objectos usados pelos dançarinos. Lenços, echarpes, xailes, leques, pandeiros, fitas, flores, punhais, tochas são alguns dos acessórios que associados ao sorriso dão ainda mais charme aos movimentos corporais. Esta muda de região para região mas uma coisa é semelhante a todas: ela tem o poder de envolver o coração e a alma de todos os que participam, seja dançando ou assistindo.

A dança é mais que uma expressão e vai muito além da alegria e da sensualidade: é uma actividade física. É possível, com ela, reeducar a postura, perder calorias em excesso, aumentar a capacidade respiratória, a flexibilidade física e mental, entre várias outras coisas.

Cá pra nós, ser bailarina faz parte dos sonhos de grande parte das mulheres quando meninas, mas infelizmente, seja por falta de tempo ou de condição financeira, muita acabam por abdicar do sonho e aproveitam a estabilidade da vida adulta para, finalmente, iniciar as aulas e realizar velhos sonhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário